Conexão de aço carbono é um dos materiais mais usados pelas empresas em geral, seja para manutenção, ampliação ou construção de novas plantas. Esses materiais podem ser em ASTM A105, ASTM A234 gr WPB-WPC-WPS e outros. São intimamente ligadas às empresas que necessitam do transporte de fluidos, sólidos, líquidos e gases de maneira eficiente e a baixo custo. Desde que não hajam impedimentos ao seu uso, conexão de aço carbono tem o melhor custo benefício, além da facilidade de fornecimento, pois a conexão de aço carbono é um dos materiais mais fáceis de serem encontrados a curto prazo de entrega, diferentemente dos demais tipos de materiais.
Às indústrias em geral, principalmente àquelas que necessitem de grandes bitolas para condução de seus produtos, encontram na conexão de aço carbono um grande aliado para suas necessidades. Quando falamos em conexão de aço carbono, entenda-se todos os tipos de conexões possíveis, como conexões tubulares, ou seja, aquelas que geralmente são soldadas em tubos e em sistemas que utilizam grandes bitolas, compondo válvulas de bloqueio, flanges de ligação e conexões tubulares juntamente com os tubos. Isso compõe a maioria dos circuitos nas empresas de papel, alimentícia, petrolífera, química, usinas de açúcar e alcool, ou seja, nas indústrias em geral.
CONHEÇA OUTROS TIPOS DE CONEXÃO
Temos também conexão de aço carbono forjado, 3000#, 6000# e 9000# que são utilizados em sistemas de alta pressão, possuindo extremidades roscadas ou para solda. As utilizações para conexão de aço carbono são inúmeras, e algumas mais específicas, como conexão de aço carbono anilhada, geralmente utilizadas para sistemas hidráulicos de alta pressão, onde as anilhas são cravadas nos tubos de aço que fazem a condução do fluído ou dos gases.
Os ambientes agressivos, seja por ataque químico ou intempéries, impedem ou limitam a utilização de conexão de aço carbono, mesmo que utilizem alguns revestimentos que aumentes sua suscetibilidade à oxidação, como galvanização, bicromatização e/ou pinturas com tintas especiais. Em ambientes off-shore ou marítimo de qualquer espécie, o uso de conexão de aço carbono não é indicado, devendo ser substituído por material que seja condizente com o ambiente, o que na maioria das vezes implica em substituição por aço inoxidável.